POR QUE A ANÁLISE SWOT É IMPORTANTE PARA O MEU NEGÓCIO?
- Rodrigo Camara
- 2 de abr. de 2020
- 3 min de leitura

Em todo plano de negócio, a análise swot é uma ferramenta básica para elaboração do planejamento estratégico.
Cada vez mais, os negócios precisam otimizar seus recursos e assim aumentar as suas vendas. Por isso, essa ferramenta pode ajudar e muito!
Neste post, trouxemos um resumo em que você entenderá melhor o conceito da análise SWOT, o porquê de ela ser importante e como pode ser realizada. Confira!
O objetivo dessa ferramenta de trabalho é analisar os principais fatores que interferem no ambiente interno e externo. Em outras palavras, é o que serve para nortear possíveis ações e fazer com que realizem um diagnóstico completo.
A criação da análise SWOT é creditada ao consultor de negócios Albert Humphrey, que liderou uma série de estudos nas 500 maiores organizações norte-americanas na década de 1960.
A sigla vem do inglês e corresponde a quatro termos essenciais para qualquer plano de negócios:
Strengths (forças)
As forças representam possíveis características que podem colocar o seu negócio à frente da concorrência, ou seja, o que você tem de melhor a oferecer para as pessoas interessadas no seu negócio, quais são os seus diferenciais.
Weaknesses (fraquezas)
As fraquezas são as características que desfavorecem o seu negócio, sendo que é muito importante observá-las e corrigi-las a tempo para evitar grandes prejuízos. Ao identificá-las, é possível elaborar ações específicas para combatê-las.
Opportunities (oportunidades)
Trata-se de algo que está relacionado ao ambiente externo e que pode facilitar as coisas para o seu negócio. Isso significa que você precisa estar antenado ao que está acontecendo ao seu redor e que não depende de você.
Threats (ameaças)
São todos os fatores externos que podem criar um ambiente “perigoso” para o seu negócio e que podem comprometer as suas estratégias ou ações previstas.
Como vimos, a análise SWOT é uma metodologia que proporciona mais segurança na hora de tomarmos uma decisão e fortalece as possíveis ações a serem implementadas. Antecipar-se a um cenário negativo faz com que o planejamento seja mais bem estruturado, tenha um preparo melhor para alcançar os resultados esperados e ainda possa oferecer alternativas mais eficientes.
É importante dizer que a análise swot é mutável, ou seja, não é porque foi feita uma vez que se torna intocável. De tempos em tempos, esse diagnóstico precisa ser revisto e redesenhado se houver necessidade, principalmente em tempos de crise.
O QUE EU PRECISO PARA APLICAR ESSE CONCEITO NA PRÁTICA?
1. Defina as forças e as fraquezas do seu negócio
Assim como acontece com nós mesmos, normalmente sabemos onde podemos nos destacar ou onde não temos muita afinidade. Por isso, observe quais são as atividades que o seu negócio realiza melhor, o que se destaca, onde de fato você identifica que o seu negócio faz diferença. O contrário também, veja o que o seu negócio não faz bem, onde há uma deficiência, seja ela no seu preço, na sua comunicação ou em qualquer outro ponto.
2. Identifique possíveis oportunidades e ameaças
É importante se informar constantemente sobre o que acontece não só no seu mercado, mas no mundo. Para isso,, observe as questões políticas, econômicas e sociais, a fim de se antecipar a possíveis questões polêmicas e decisões que podem comprometer os seus negócios.
3. Monte uma matriz e coloque as informações
Depois que você listar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaça, monte uma tabela com quatro quadros e posicione as informações obtidas em cada espaço específico. De preferência, deixe os fatores internos na linha de cima, e os externos, na de baixo, sendo que os pontos positivos estarão na primeira coluna, e os negativos, na segunda.
Feita a matriz SWOT, é importante estabelecer as correlações entre os quadrantes para identificar o que pode virar uma vantagem competitiva de imediato ou a longo prazo.
Veja quais são as forças que potencializam as oportunidades e que inibem as ameaças, mas não deixe de ver também as fraquezas que prejudicam as oportunidades e que podem aumentar suas ameaças.
Enfim, esperamos que você faça a análise swot do seu negócio e tenha cada vez mais sucesso!
Gostou deste post sobre análise SWOT? Então, compartilhe ele em suas redes sociais para que os seus amigos fiquem por dentro do tema também!
コメント