top of page
Buscar

A HISTÓRIA DA MARCA HARLEY-DAVIDSON

  • Rodrigo Camara
  • 19 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Qual barbudo, fã de motos, não é apaixonado por esta marca?! Pensando nisso, preparamos este post para contar um pouco sobre a história da marca Harley-Davidson, uma gigante do setor motociclístico. Você vai se inspirar e descobrir que esta paixão que muitos têm em comum pode ser um estilo de vida.

Fundadores da Harley-Davidson


A história da marca Harley-Davidson teve início em 1901, em Milwaukee, no estado de Wisconsin, com a ideia de dois amigos: William S. Harley, de 21 anos, e Arthur Davidson, de 20 anos.


Na época, os dois trabalhavam na indústria automotiva, Harley como desenhista e Davidson como criador de padrões.


Os jovens mantinham projetos paralelos de desenho por hobby e sonhavam em colocar a sua personalidade em projetos automotivos. Por terem conhecimentos sobre as fábricas de motocicletas europeias, eles criaram um projeto de um motor a gasolina refrigerado a ar. Uma curiosidade é que o primeiro protótipo construído tinha, entre outras características, uma lata de conservas como carburador e era extremamente fraco, incapaz de subir uma elevação sem a ajuda de pedais.


As ideias foram aumentando e surgiu a necessidade da ajuda de um mecânico. O irmão de Arthur, Willian Davidson, se juntou ao grupo. Inicialmente, bicicletas serviam de base e recebiam os motores desenvolvidos. Com o tempo até os quadros foram sendo substituídos.

Eles conseguiram uma loja com um amigo para servir de oficina. Entre os desafios, estava a dificuldade de conseguir peças. Para contorná-la, eles próprios fabricavam os itens usando materiais existentes.


O trabalho progrediu e, em 1903, a oficina do amigo já tinha ficado pequena demais. Foi aí que o pai dos Davidson ajudou os visionários empreendedores a construir uma oficina na casa da família. Daí nascia a gigante produtora de motocicletas.


As motocicletas ficaram cada vez mais sofisticadas e potentes e, hoje, é uma paixão para aqueles que amam o assunto e a marca.


Apenas em 2014 a Harley-Davidson lucrou US$ 844 milhões.


Fábrica da Harley-Davidson no Brasil


As primeiras motos Harley-Davidson chegaram ao Brasil em 1920 e conquistaram o consumidor brasileiro.


Uma curiosidade: O Brasil é o país que mais consome a marca na América Latina, seja em moto como em acessórios.


Diante disso, foi construída uma fábrica aqui, em 2001, em Manaus. Durante 11 anos ela funcionou a todo vapor. Contudo, em 2012 foi necessário ampliar a construção, para dispor de mais espaço e modernidade no processo produtivo.


A nova fábrica, também em Manaus, tem 10.000 m² e pode produzir até 30 veículos por dia. São mais de 100 funcionários trabalhando para produzir motos que são sonhos de muitos brasileiros e ajudam a manter viva a história da marca Harley-Davidson.

 
 
 

Comments


© 2019 por Agência ROCA.

Todos os direitos reservados

bottom of page